Prepare o feijão: Se você já tem o feijão cozido de outro dia, ótimo! Se não, basta cozinhar as 2 xícaras de feijão carioca com um pouco de sal até ele ficar bem macio. Reserve o feijão junto com o caldo.
Frite o bacon e a linguiça: Numa panela de pedra (ou uma frigideira, se você não tiver), coloque o óleo ou banha de porco e frite o bacon até ficar douradinho. Em seguida, acrescente a linguiça calabresa e deixe fritar até ela ficar bem dourada. Reserve.
Refogue a cebola e o alho: Na mesma panela onde fritou o bacon e a linguiça (pra aproveitar o sabor), refogue a cebola e o alho até ficarem bem macios e douradinhos.
Misture o feijão: Agora, despeje o feijão cozido com o caldo na panela e deixe levantar fervura. Com uma colher de pau ou um amassador de batatas, amasse os grãos de feijão pra deixar o caldo mais cremoso, mas ainda com alguns pedaços inteiros.
Acrescente a farinha: Aos poucos, vá colocando a farinha de mandioca e mexendo sem parar pra não empelotar. Continue mexendo até atingir uma consistência firme, mas não muito seca.
Finalize com os temperos: Acerte o sal, a pimenta-do-reino e jogue o cheiro-verde por cima. Misture bem e sirva ainda quente, acompanhando com arroz branco, couve refogada e, claro, o bacon e a linguiça que você reservou no início.